ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
MARIA IVONE GASPAR; MARIA DO CÉU ROLDÃO
UNIVERSIDADE ABERTA
1
2014
pt
9789726747406
Introdução
Capítulo I – Desenvolvimento curricular: conceito ou conceitos
Sumário
Introdução
1. Conceito de currículo
1.1 Definições de currículo
1.2 Construção do conceito de currículo
1.3 Currículo (cerne) ou eixo do desenvolvimento curricular
2. Conceito de desenvolvimento curricular
2.1 Definição de desenvolvimento curricular
2.2 Matriz do desenvolvimento curricular
2.3 Construindo o(s) conceito(s)
3. Âmbito do desenvolvimento curricular Síntese
Capítulo II – Perspectiva orientadora do desenvolvimento curricular
Sumário
Introdução
1. Vectores do currículo
2. Dos vectores aos princípios organizadores
3. Paradigmas
3.1 Modelo educativo e paradigma curricular
3.2 Matriz e paradigma curricular
3.3 Paradigmas de desenvolvimento curricular
4. Modelos de desenvolvimento curricular
5. Perspectiva(s) orientadora(s) do desenvolvimento curricular
5.1 Princípios orientadores do currículo
5.2 Princípios orientadores do desenvolvimento curricular
5.3 Linhas perspectivantes do desenvolvimento curricular Síntese
Capítulo III – Fases e níveis do desenvolvimento curricular
Sumário
Introdução
1. Fases do desenvolvimento curricular
1.1 O “dispositivo comum” do desenvolvimento curricular
1.1.1 Concepção do currículo
1.1.2 Implementação/Operacionalização do currículo
1.1.3. Avaliação do currículo
2. Níveis do desenvolvimento curricular
3. Ensino e competência: conceitos inerentes ao desenvolvimento curricular
3.1 O desenvolvimento curricular como processo de construção planeada de aprendizagens pretendidas (currículo)
3.2 A diversidade de conceitos de educação e currículo e o desenvolvimento curricular
3.3 O conceito de ensinar na promoção activa e organizada da aprendizagem de alguém
3.4 O conceito de competência como referencial do desenvolvimento curricular – a usabilidade do aprendido Síntese
Capítulo IV – Desenvolvimento curricular em situação
Sumário
Introdução
1. Factores de enquadramento do desenvolvimento curricular
1.1 Factores relativos ao aluno: dimensões familiar, social, cultural
1.2 Factores relativos ao professor: formação, cultura, crenças
1.3 Factores relativos à interacção – abordagem ecológica
2. Diferenciação e equidade
3. Currículo como plano e currículo como projecto
3.1 Currículo como plano
3.2 Currículo como projecto
4. Processo organizacional do desenvolvimento curricular
4.1 Conceito de organização do currículo
4.2 Conceito de gestão do currículo
4.3 Níveis de organização e gestão do currículo
4.4 Eixos da gestão do currículo: projecto estratégico, liderança, colaboração e supervisão
4.5 Formação em e para o desenvolvimento curricular Síntese
Capítulo V – Desenvolvimento curricular e diversidade de contextos de aprendizagem
Sumário
Introdução
1. Aprendizagem
2. Ambientes e Contextos
3. Diversidade de situações de ensino e aprendizagem
3.1 Educação formal/não formal
3.2 Nível de ensino superior/não superior
3.3 Regime de educação presencial/a distância
4. Desenvolvimento Curricular perante contextos de aprendizagem Síntese Conclusão/ Considerações finais Referências bibliográficas
Licença | Impressão |
---|---|
Acesso Perpétuo | 20 paginas a cada 30 dias |
Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo