E-SIMPROGRAMMING: PLANIFICAR, CONCEBER E ACOMPANHAR ATIVIDADES DIDÁTICAS ONLINE DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
PEDROSA, Daniela; CRAVINO, José Paulo; MORGADO, Leonel [Org.]
Universidade Aberta
1
2022
pt
9789726749394
A abordagem e-SimProgramming surge da preocupação com a complexidade do ensino de engenharia de software, onde se requer que os estudantes desenvolvam sinergicamente conhecimentos técnicos avançados e competências cognitivas e comportamentais avançadas. É um desafio de aprendizagem que surge numa fase de transição, em que os estudantes transitam de um nível inicial de competências de programação para um nível de proficiência, mais contribuindo para a complexidade deste contexto.
Baseia-se esta abordagem em quatro fundamentos conceptuais: (1) Aprendizagem imersiva (2) Autorregulação da aprendizagem (3) Corregulação da aprendizagem e (4) Avaliação formativa. Nela, os estudantes desenvolvem em equipa as atividades, em imersão num ambiente empresarial simulado. Através de narrativas, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto. Nele deparam-se com dilemas e dificuldades que requerem capacidade de pensamento abstrato, além de desenvolverem competências de trabalho em equipa valorizadas pelo mercado laboral, onde o trabalho de programação é geralmente feito em equipas de maior ou menor dimensão. Através de estratégias pedagógicas que ativamente apoiam os estudantes a desenvolver competências de autorregulação e corregulação das suas aprendizagens, são apoiados neste processo e contexto complexos. A abordagem e-SimProgramming assume ainda a necessidade de apoio do estudante através de técnicas de acompanhamento, monitorização e de intervenção por parte do docente no processo de ensino e de aprendizagem de forma regular e em momentos cruciais. Este apoio assume caráter formativo, motivacional ou apoio geral ao estudante.
Estes fundamentos da abordagem e-SimProgramming são colocados em prática através de várias dimensões que são explanadas e exemplificadas ao longo do livro, começando pelos conceitos teóricos, passando à planificação pedagógica e à conceção de atividades e materiais, desaguando depois nas planificação e execução das práticas de acompanhamento e intervenção docente, com painéis de instrumentos de apoio, que são apresentados em versões mais e menos elaboradas, conforme a disponibilidade de cada docente para a sua produção.
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Baseia-se esta abordagem em quatro fundamentos conceptuais: (1) Aprendizagem imersiva (2) Autorregulação da aprendizagem (3) Corregulação da aprendizagem e (4) Avaliação formativa. Nela, os estudantes desenvolvem em equipa as atividades, em imersão num ambiente empresarial simulado. Através de narrativas, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto. Nele deparam-se com dilemas e dificuldades que requerem capacidade de pensamento abstrato, além de desenvolverem competências de trabalho em equipa valorizadas pelo mercado laboral, onde o trabalho de programação é geralmente feito em equipas de maior ou menor dimensão. Através de estratégias pedagógicas que ativamente apoiam os estudantes a desenvolver competências de autorregulação e corregulação das suas aprendizagens, são apoiados neste processo e contexto complexos. A abordagem e-SimProgramming assume ainda a necessidade de apoio do estudante através de técnicas de acompanhamento, monitorização e de intervenção por parte do docente no processo de ensino e de aprendizagem de forma regular e em momentos cruciais. Este apoio assume caráter formativo, motivacional ou apoio geral ao estudante.
Estes fundamentos da abordagem e-SimProgramming são colocados em prática através de várias dimensões que são explanadas e exemplificadas ao longo do livro, começando pelos conceitos teóricos, passando à planificação pedagógica e à conceção de atividades e materiais, desaguando depois nas planificação e execução das práticas de acompanhamento e intervenção docente, com painéis de instrumentos de apoio, que são apresentados em versões mais e menos elaboradas, conforme a disponibilidade de cada docente para a sua produção.
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ÍNDICE DE FIGURAS
PREFÁCIO
PRÓLOGO
PARTE I
1 APRESENTAÇÃO DA ABORDAGEM DIDÁTICA E-SIMPROGRAMMING
2 FUNDAMENTOS
PARTE II
3 PLANIFICAÇÃO PEDAGÓGICA
4 A CONCRETIZAÇÃO PRÁTICA DA PLANIFICAÇÃO DAS TAREFAS E DINÂMICAS DA ABORDAGEM E-SIMPROGRAMMING
5 MONTAGEM DA DISCIPLINA: LISTAS DE TAREFAS, SISTEMAS DE CORES E OUTRAS CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS
6 PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE: ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
7 PRÁTICAS DE ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÃO DOCENTE
8 MENSAGEM FINAL
PREFÁCIO
PRÓLOGO
PARTE I
1 APRESENTAÇÃO DA ABORDAGEM DIDÁTICA E-SIMPROGRAMMING
2 FUNDAMENTOS
PARTE II
3 PLANIFICAÇÃO PEDAGÓGICA
4 A CONCRETIZAÇÃO PRÁTICA DA PLANIFICAÇÃO DAS TAREFAS E DINÂMICAS DA ABORDAGEM E-SIMPROGRAMMING
5 MONTAGEM DA DISCIPLINA: LISTAS DE TAREFAS, SISTEMAS DE CORES E OUTRAS CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS
6 PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE: ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
7 PRÁTICAS DE ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÃO DOCENTE
8 MENSAGEM FINAL
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Ensino medio e superior
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